Biografia: Princesa Isabel

Na semana passada (dia 13/05, pra ser mais exata) foi comemorado o dia da Abolição da escravatura, quando foi assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel, em 1888.
Pensando nisso a gente resolveu falar um pouco da princesa Isabel.



O nome dela era Dona Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, princesa Isabel, e ela nasceu no dia 29 de julho de 1846, no Rio de Janeiro. Foi princesa imperial do Brasil e regente do Império do Brasil por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador D. Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina. Ficou conhecida como a Redentora por ter abolido a escravidão no Brasil.


Liberal, a princesa uniu-se aos partidários da abolição da escravidão. Apoiou jovens políticos e artistas, embora muitos dos chamados abolicionistas estivessem aliados ao incipiente movimento republicano. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon. Chegava mesmo a receber fugitivos em sua residência em Petrópolis.


Eram tensas as relações entre a Regente e o Gabinete ministerial conservador. A Princesa aliava-se ao movimento popular, enquanto o Barão de Cotegipe defendia a manutenção da escravidão. Na Fala do Trono, de 1888, Isabel dissera com o coração jubiloso: "confio em que não hesitarei de apagar do direito pátrio a única exceção que nele figura..." O Conde D"Eu, marido de Isabel, ainda lhe advertiu: "não assine, Isabel, pode ser o fim da Monarquia." Mas a Princesa estava determinada e respondeu prontamente ao marido: "É agora, ou nunca!"


Por fim, em 13 de maio de 1888, num domingo, aconteceram as últimas votações de um projeto de abolição total e certa da vitória, ela desceu de Petrópolis, para aguardar no Paço Imperial o momento de assinar a Lei Áurea. Usou uma pena de ouro especialmente confeccionada para a ocasião, recebendo a aclamação do povo do Rio de Janeiro.

Legal saber que existem (ou pelo menos existiram) pessoas que se importam com o próximo e que agem pra melhorar o lugar onde a gente vive, então fica o exemplo da nossa Princesa, que acabou com anos de sofrimento da raça negra no Brasil, mesmo isso colocando a monarqui presente no país em risco.

Pra saber mais sobre a vida da princesa, clique aqui, endereço que serviu de fonte para este post (:

0 comentários:

Postar um comentário